terça-feira, 10 de maio de 2011

PERCEPÇÕES AO NAVEGAR


Ao começar a aula o professor explicou o procedimento da mesma, que deveria navegar na internet procurando os sites onde teríamos várias explicações sobre o que é hipertexto.
Para encontrarmos o significado da palavra hipertexto deveríamos usar aspas onde indicaria exclusivamente o conteúdo exato a ser pesquisado.
Ao iniciar a leitura do Google mostrou a quantidade imensa de textos que fala sobre o assunto, onde cada autor coloca sua opinião. A muitas definições, com palavras diferentes e significados iguais.
Com a leitura feita em vários sites deu para perceber que em um hipertexto pode se encontrar outros textos incluídos; que cada dia estão incluindo na nossa sociedade maior quantidade de ferramentas onde as pessoas vão se apropriando, assimilando e ampliando o conhecimento pela quantidade de recursos disponível ao nosso meio.
Nessa leitura foi encontrado vários termos destacados no corpo do texto, quando clicado na palavra encontramos o seu significado para melhor compreensão do texto ou do parágrafo; como digital, hiperlink, links, ícones, world, wide, web e outros.
A pesquisa com hipertextos ajuda o aluno nos momentos de agregar e assimilar novos conhecimentos tendo varias descobertas, para concretizar aprendizagem usando o processo do mundo digital.
Utilizando textos de navegação nas paginas da web, encontramos links que tem a função de interconectar os diversos conjuntos de informações oferecendo acesso sob demanda a informações que complementa o texto principal.
Hipertexto são textos digitais, onde agrega-se a outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, imagens, sons, gráficos,vídeos etc, cuja o acesso se dá através de referências especificas denominadas hiperlinks.
Após a leitura de muitos hipertextos dá para entender que auxilia o ser humano nas questões de assimilar o conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquico e linear, sua característica e uma forma de organização em rede.

0 comentários: